domingo, 12 de setembro de 2010

Acusação

Breve apresentação da obra Dom Casmurro de Machado de Assis 

A história a ser contada se passa no Rio de Janeiro, à época do Império. Essa narrativa trata da relação entre duas famílias vizinhas, de diferentes classes sociais. Na de classe social mais baixa, os Pádua, havia uma jovem, Capitolina Pádua, que mantinha uma relação de amizade com Bento Santiago, o vizinho, da família Santiago.
Porém, essa relação se estende muito além do plano da amizade, tendo como desfecho o casamento de Bentinho e Capitu. Esta tinha, desde a infância, uma personalidade muito forte, independente e que, por vezes, beirava à dissimulação. Quanto a Bentinho, conservou sua inocência e ingenuidade.
Antes, porém, de se casar com Capitu, Bentinho teve de atender ao desejo de sua mãe de ir ao seminário, a fim de se tornar padre. O garoto foi, contudo, dissuadido, pelos argumentos manipuladores de Capitu, a repudiar o plano religioso. Nesse ínterim, o jovem conhece aquele que viria a se tornar seu melhor amigo, bem como a ruína de seu futuro casamento: Escobar.
O que interessa é que Escobar se torna alguém muito presente na vida da família Santiago, surgindo, dessa forma, uma proximidade entre ele e a esposa de Bento Santiago.
Logo, essa “amizade” começou a causar desavenças dentro da família. À época não era comum uma relação com tamanho grau de proximidade entre uma mulher e um homem que não fosse seu marido. De início, Bentinho não desconfia de nada, devido a sua ingenuidade e pureza. Porém, vários fatos começam a despertar sua desconfiança e ele passa a acreditar que algo realmente acontecera entre sua esposa e o melhor amigo, culminando na separação de Bento Santiago e Capitolina Pádua.

Grupo: Analu, André, Andrea, Augusto, Bárbara, Beatriz, Caio, Calebe -  TURMA - 3º. A

11 comentários:

  1. Culpada , ela traiu Bentinho .. pois * Desde a infância, já fica bem claro o quão dissimulada era Capitu. Diante das maiores saias justas, ela mentia tão bem e agia tão naturalmente, que chega a ser desconcertante... ela manipulava o Bentinho, que durante a infância, era muito ingênuo...
    * Capitu não engravidou nos primeiros anos de casamento, e Bentinho desejava muito um filho...
    * Bentinho, depois de uma crise de ciúmes, fica sabendo, por Capitu, que ela se encontrou em algumas tardes, com o seu amigo, Escobar, para tratar de finanças...
    * Bentinho vai ao teatro sozinho, pois Capitu alega mal estar. Mas, muito preocupado e saudoso, volta mais cedo e dá de cara com Escobar, no corredor da sua casa. Nesse ponto, o livro não diz se Escobar está chegando ou saindo... o fato é que, quando Bentinho entra em casa, junto com Escobar, ele encontra Capitu de pé, muito bem disposta;
    * Logo depois Capitu engravida e o narrador frisa. Ela nunca mais engravidou. Ezequiel era filho único do casal.
    * Bentinho questiona Capitu o porque de a mãe dele não estar mais lhes visitando, como era de costume, frisa que a mãe não trata Capitu carinhosamente, como antes e que até o menino, ou seja, o neto ela não adula mais, não dá confiança... Capitu diz que é apenas ciúmes de sogra... (aqui da´ a impressão que a mãe de Bentinho sabia de algo entre Capitu e Escobar)
    * Ezequiel cresce e vai parecendo cada vez mais com Escobar, inclusive nos gestos, trejeitos, aparência física e caminhado... e se parece muito também com a filha de Escobar (que pode ser sua irmã).
    * A esposa de Escobar, em determinado momento, parece desconfiar, e quando este morre, ela não aceita que Capitu (até então, sua melhor amiga) passe a noite com ela, e depois vai embora da cidade...
    * Depois da separação, Capitu vai morar no exterior, e o José Dias, o agregado da família de Bentinho, corresponde-se freqüentemente com ela e sempre lhe pede que envie fotos do menino pra família, no Brasil, e ela nunca manda... (parece querer esconder, a qualquer custo, a enorme semelhança entre ezequiel e o finado Escobar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bentinho tinha sim crises de ciume mas Capitu cumpriu sua palavra qnd falou que na proxima crise se separaria, dito e feito.
      se Ezequiel é parecido com o escobar nao podemos afirmar pois o livro é escrito na visao de dom casmuro, um homem que conversa com as sombras
      Capitu cumpriu sua palavra quando se tratou de separar, ja Bentinho tentou matar o filho invenado
      Capitu era sim uma mulher confiante, muito forte e ousada, novamente nao sabemos o quão ela era ja que o livro so se passa pela visao do Dom Casmurro e ele certamente pode estar aumentando os fatos por conta do seu ciume para culpa-la e ele nao sair com muita culpa
      o ano era 1857, não havia anticoncepcionais, ezequiel veio antes de 9 meses entre o dia do teatro, o bebe seria imaturo e teria problemas, isso com certeza seria relatado no livro
      voce com certeza confia nas palavras de um homem como dom casmurro? egocentrco, sozinho e LOUCO! um homem que tenta matar seu filho.
      Se quiser discutir mais sobre o livro, me chame no gmail
      #naotraiu #defesa

      Excluir
    2. No livro narra-se diversos momentos onde outros personagens observam a semelhança entre Ezequiel e Escobar, incluindo até mesmo um trecho onde Capitu fala para Bentinho sobre a semelhança entre os dois. Apesar do livro ter sido narrado por Dom Casmurro, tais falas confirmam que a semelhança entre Ezequiel e Escobar não eram fruto da cabeça de Bentinho,mas era real.
      PS:No fim do livro conta-se que José Dias correspondia-se com Capitu, e a mesma evitava mandar retratos de Ezequiel quando José Dias pedia para ela, isso ocorre por que Capitu não queria que José Dias notasse a semelhança, que era gritante.

      Excluir
  2. Engraçado como mulheres são contraditórias, não haviam anticonvepcionais na época, anos se passaram desde o casamento e ela não engravidou, ela assumiu ter encontrado ele à sos antes da noite do teatro, e derrepente ela está grávida? Os anos anteriores pressupõe que bentinho era infértil... Os argumentos de mulher "forte" saíram do fato dela ser manipuladora e mentirosa nata?

    ResponderExcluir
  3. Ezequiel veio antes do dia da opera hahahhahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tenho um debate e fiquei com defesa mas não tinha pensando na contagem do nascimento de Ezequiel. Mas não entendi direito sua lógica! Pode explicar por favor?

      Excluir
    2. vc se acha muito engraçado né

      Excluir
  4. Ola vou fazer uma peca de um juri simulado e preciso de informações de acusação contra Capitu!!!poderiam me ajudar em alguns argumento??

    ResponderExcluir
  5. Se você achar ,me fala , também preciso tá

    ResponderExcluir
  6. edge titanium - TikTok - iTanium Arts
    In this video game I titanium nipple barbells try dental implants to show how titanium hair dye advanced the game is, the citizen titanium dive watch game is the first croc titanium flat iron chapter in the SEGA game.

    ResponderExcluir